O San Diego Rugby Club partiu de Porto Alegre dia 30 de outubro, às 20h com destino a cidade de Punta del Este, Uruguai, em três ônibus com uma delegação de 118 atletas, para participar da 15ª edição do Torneio Internacional de Rugby “Valentín Martínez Nin – Copa 25 Años SEMM”.
"Para nosso clube, o desafio que se apresentou foi de planejamento e organização, sendo que pela primeira vez participamos em todas as modalidades e categorias." – destacou Diego Martín Díaz, Presidente do SDRC.
Na sexta-feira após o almoço e check-in realizamos um treino informal na praia. À noite, dirigentes, treinadores e alguns pais foram à festa organizada pelo Carrasco Polo. Um terceiro tempo antecipado, que brinda aos times brasileiros uma excelente oportunidade para relacionar-se com outros times de países limítrofes. No sábado, por exemplo, disputamos 18 partidas ao longo do dia, em seis diferentes campos, uma maratona. Com relação aos resultados esportivos, o clube tinha deferentes objetivos para cada uma das categorias.
As categorias M17 e M19 estavam preparadas para competir em igualdade de condições contra os poderosos times sul-americanos. Tinham a vantagem de ter participado de edições anteriores, de ter realizado uma preparação física muito rigorosa durante esta temporada e adquiriram experiência nas competições que participaram. As mesmas conseguiram marcar pontos em quase todos os jogos e vitorias na fase classificatória. A M19 classificou-se para disputar a Copa Bronze. São destaques, os triunfos da categoria M17 sobre o clube argentino Los Tilos, a vitória da categoria M19 sobre o Desterro e a apertada derrota para o campeão do torneio M19, Carrasco Polo.
Nas demais categorias (feminino, M15 e M14/13), os objetivos eram outros. Com menos experiência, o objetivo foi consolidar o grupo para a próxima temporada. O time feminino, integrado em sua maior parte com jogadoras juvenis, fez sua estréia. As categorias M15 e M14/13 anos formadas por alguns jogadores experientes e outros iniciantes demonstraram que estão preparadas para competir no próximo ano.
Por último, o corpo técnico que achou interessante realizar uma clínica de rugby com jogadores da categoria adulto que se encontram em fase de formação e disputar uma partida amistosa contra a seleção B do interior do Uruguai para desenvolver aspectos técnicos e tácticos e contar com um plantel maior para o ano 2009.